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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Etnologia Denominação: Adorno de cabeça Local de Execução: Ancope, Ilha de Uno, Arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau Matéria: Madeira, osso, metal, fibras vegetais, policromia. Dimensões (cm): largura: 98; comprimento: 140; Descrição: «Adorno de cabeça em madeira constituída por uma tábua de forma triangular, representando de forma estilizada a cabeça de um peixe serra, com a parte terminal guarnecida por uma autêntica lâmina córnea serrilhada do dito peixe.
Na base do triangulo, presa por fios de fibras vegetais, apresenta uma calote esférica, para adaptação da peça à cabeça do portador da máscara. Uma franja de fibras vegetais cobre a calote. Secção de cordas de fibras vegetais servem de dispositivos de fixação. Numa face do triângulo, em alto relevo, distingue-se uma cabeça, com olhos representados por tachas, e focinho prolongado em agulha.
Proveniência: Ancope, ilha de Uno, Arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Origem / Historial: Adorno de cabeça usada pelos rapazes da classe de idade pré-iniciática "karo" (cabaro, kalo) em momentos de dança, correspondendo à estilização de um peixe-serra.
As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
Bibliografia | GALHANO, Fernando - Desenho Etnográfico de Fernando Galhano - II África. Lisboa: IICT/INIC/CEE, 1985, pág. fig. 5 | HERREMAN, Frank, ed. lit. - Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova York: Museum for African Art/Snoeck-Ducaju & Zoon, Gent, 2000, pág. 170 | OLIVEIRA, Ernesto Veiga de - Escultura africana em Portugal. Lisboa: JIU/MEU, 1985, pág. cat. 26 | Museu de Etnologia do Ultramar - Povos e Culturas. Lisboa: JIU/MEU, 1972, pág. cat. 105 | Duquette, Danielle Gallois - Dynamique de l'art bidjogo (Guinée-Bissau): contribution a une anthropologie de l'art des sociétés africaines. Lisboa: IICT, 1983, pág. 103; fig. 63 | GALHANO, Fernando - Esculturas e objectos decorados da Guiné Portuguesa no Museu de Etnologia do Ultramar. Lisboa: Junta de Investigação do Ultramar/Centro de Estudos de Antropologia Cultural, 1971, pág. 48 | HENRY, Christine - "Danses et travestissements bijago (Guinée-Bissau)" in: Mascarades et Carnavals. Paris: Musée Dapper, 2011 | Escultura africana no Museu de Etnologia do Ultramar. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1968, pág. cat. 3 | DUQUETTE, Danielle Gallois - "Informations sur les arts plastiques des Bidyogo" in: Art d'Afrique noir, 18, 1976: 26-43, pág. fig. 64 | BORDONARO, Lorenzo I. - Iniziazione Maschile e Musica trai i Bijagó di Bubaque (Guinea-Bissau), Università degli Studi di Torino, Facoltà di Lettere e Filosofia, Corso di Laurea in Filosofia (Tesi di Laurea in Antropologia Culturale), 1998 [CD] | Moreira, José Mendes - Breve ensaio etnográfico acerca dos Bijagós. [Bissau: s.n.], 1946 | Lima, Augusto J. Santos - Organização económica e social dos Bijagós. [S.l.: s.n.], 1947 | Scantamburlo, Luigi - Etnologia dos Bijagós da Ilha de Bubaque. Lisboa: Inst. de Investigação Científica Tropical ;, 1991 | BORDONARO, Lorenzo I. - Living at the Margins. Youth and Modernity in the Bijagó Islands (Guinea-Bissau) [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2006. Tese de Doutoramento em Antropologia. [Consult. 10 Maio 2012]. Disponível em http://repositorio-iul.iscte.pt/handle/10071/348. | |
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