MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
61270
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Denominação:
Rainha D. Maria Pia de Portugal (1847-1911)
Centro de Fabrico:
Lisboa, Portugal
Oficina / Fabricante:
Atelier Fillon
Datação:
1882 d.C. - 1883 d.C.
Matéria:
Espécie fotográfica positiva montada sobre cartão.
Dimensões (cm):
altura: 16; largura: 10,7;
Descrição:
Retrato / estúdio / busto / frente: D. Maria Pia, vestido claro, de gala / usa Jóias da Coroa: três gargantilhas de brilhantes/ brincos e pingentes de colar em esmeraldas e brilhantes provenientes da laça desmontada que havia pertencido a infanta Maria Bárbara de Bragança, Rainha de Espanha.
Incorporação:
Transferência - Casa Real.
Origem / Historial:
É-nos difícil datar com precisão o ano desta fotografia da soberana. Por analogia somos levados a balizá-la pelos primeiros anos da década de 80; no entanto, outras peças existem, posteriores, nas quais não se detectam grandes diferenças fisionómicas. É preciso lembrar que o facto destas imagens serem na origem muito retocadas, actualmente nos dificulta, ou relativiza, a sua datação. D. Maria Pia surge aqui em vestido de noite, com algumas das jóias da Coroa: duas gargantilhas de brilhantes com um medalhão suspenso e um colar montado com as esmeraldas pertencentes à grande Laça, que a seu pedido foi descravada pelo ourives Estêvão de Sousa (act. 1863-1878) e as gemas reutilizadas para encastoar num adereço formado por colar ou diadema, brincos, alfinete de peito, pulseira e travessa. No cabelo uma jóia do quotidiano – provavelmente os ganchos de tartaruga com aplicação em ouro –, que no caso da imagem colorida sobre vidro (inv. 2090), dão lugar a uma grande tiara. (ver Fotobiografia MP nº 26)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica