MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 1207
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Pedra de anel com representação de Marte Gradivus
Datação:
I d.C. - II d.C. - Época Romana
Matéria:
Cornalina
Técnica:
Gravação
Dimensões (cm):
largura: 9 mm; espessura: 2,3 mm; comprimento: 12,6 mm;
Descrição:
Pedra de anel de cornalina de cor alaranjada, de forma oval, com pequena lacuna na zona inferior direita, de secção plano-convexa, com a representação de Marte Gradivus. A divindade apresenta-se de pé, virada para a esquerda, desnuda mas com capacete emplumado e manto (subligaculum) à volta do peito. Empunha uma lança na mão esquerda e um troféu (spolia optima) na mão direita, que descansa sobre o ombro. (segundo G. Cravinho, op.cit).
Incorporação:
Doação - Delmira Maçãs
Proveniência:
São Salvador da Aramenha
Origem / Historial:
A colecção arqueológica da Drª Delmira Maçãs integrada no MNA em 2010 por Doação - Legado Testamentário, é constituída maioritariamente (136) por espólio arqueológico proveniente das Ruínas da Cidade Romana de Ammaia. Esta colecção foi constituída a partir das recolhas de seu pai, o Sr. António Eusébio Benito Maçãs, e por esse facto é em tudo idêntica à colecção de Ammaia já existente no MNA, proveniente das recolhas feitas pelo mesmo no âmbito da estreita colaboração com o Dr. José Leite de Vasconcelos. O resto da colecção é constituída por recolhas avulsas, a maior parte sem indicação, à excepção de um ponta de seta de sílex proveniente de Vila Nova de S. Pedro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica