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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AP.773
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Ritual
Denominação:
Máscara
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Bijagós
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Madeira, chifre, vidro, couro, fibras vegetais, policromia.
Dimensões (cm):
altura: 49,5; largura: 57;
Descrição:
Máscara tipo elmo, de madeira, que representa realisticamente uma cabeça de boi. Possui dois chifres naturais e duas pequenas orelhas projectadas para os lados. Os olhos são de vidro e circundados por uma rodela de couro. Junto a estes, alguns sulcos simulam rugas. O focinho é curto, com o topo perfurado transversalmente. A boca está aberta com a língua à vista. O cachaço é constituído por uma peça de madeira independente, arqueada, com a superfície canela, ligada à cabeça por várias aselhas de fibra vegetal. Pintada com um induto branco, mas com pormenores a preto, como o focinho, triangulo na testa, rugas sobre os olhos, parte das orelhas e o que parece ser um peixe no lado esquerdo do focinho. Ambos os chifres apresentam uma cinta de pele com pêlo na base. O focinho é atravessado por uma corda que passa por baixo das orelhas e prende atrás no cachaço. Num dos chifres encontra-se um autocolante com o número "687" manuscrito.
Incorporação:
Doação
Proveniência:
Arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Origem / Historial:
Complemento da máscara usada pelos rapazes da classe de idade pré-iniciática "karo" ("cabaro", "kalo") em momentos de dança. As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
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Fotografia digital Autoria de João André Lopes Arquivo MNE

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