MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AK.847
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Ritual
Denominação:
Máscara
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Bijagós
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Madeira, chifres naturais, couro, fibras vegetais, cordão, penas de galinha, policromia.
Dimensões (cm):
altura: 19,5; largura: 44;
Descrição:
Máscara tipo elmo, de madeira, que representa realisticamente uma cabeça de vaca. Apresenta dois chifres naturais e duas pequenas orelhas projectadas para os lados. Os olhos são de vidro verde, circundados por uma tira de couro vermelha. Possui um focinho curto e entalhado. A boca está entreaberta e esculpida em curva. Superfície escurecida a negro, com excepção do focinho e de um triângulo na testa pintados de branco; dos sulcos, simulando rugas junto aos olhos e interior da boca que foram pintados de vermelho. Na base dos chifres foi presa uma corda de fibras vegetais. O vértice do focinho é perfurado transversalmente e atravessado por uma corda, que passa de cada lado, apertando atrás sobre o cachaço. À direita do focinho está suspensa nesta corda uma borla de fibras vegetais e penas de galinha. Junto à abertura inferior da máscara encontram-se vários orifícios. A dois destes está ligada uma borla de ráfia de cada lado. Na parte posterior inferior foi colado um autocolante amarelo com o número "99" manuscrito.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Ilha de Chediã, arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Origem / Historial:
Utilizada pelos rapazes da classe de idade pré-iniciática "karo" ("cabaro", "kalo") em momentos de dança. As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica