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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AK.837
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Ritual
Denominação:
Máscara
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Bijagós
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Madeira, chifres, vidro, fibras vegetais, couro, metal, tinta.
Dimensões (cm):
altura: 45,5; largura: 60;
Descrição:
Máscara tipo elmo, de madeira, que representa realisticamente uma cabeça de um touro selvagem. Possui dois chifres naturais e duas orelhas pequenas projectadas para os lados. Os olhos são de vidro, circundados por uma rodela de cabedal. O focinho é curto e a boca entreaberta, com a língua à vista. O cachaço é constituído por uma peça independente, arqueada e com a superfície canelada, ligada à cabeça por aselhas de tiras vegetais. Pintada de preto e branco, com o interior das orelhas e da boca pintado de vermelho. Ambos os chifres apresentam uma cinta de pele na base. Uma corda atravessa as narinas e passando por trás das orelhas, ata atrás sobre o cachaço. Outra corda suspensa à frente sai de dois orifícios, um de cada lado do focinho. A superfície da madeira apresenta em alguns pontos pequenos reforços de couro.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Caduna, ilha de Uno, arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Origem / Historial:
Usada pelos rapazes da classe de idade pré-iniciática "karo" ("cabaro", "kalo") em momentos de dança. As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.

Tipo

Descrição

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Autor: Dick Beaulieux

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Fotografia digital Autoria de João André Lopes Arquivo MNE

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Ilustração de contexto de uso. Arquipélago dos Bijagós, 1966-1972 Imagem de Victor Bandeira

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Ilustração de contexto de uso. Arquipélago dos Bijagós, 1966-1972 Fotografia de Victor Bandeira

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N.º de inventário: MNE/ IMC: 22.7.11 Autor: Benjamim Pereira Localização: Arquivo MNE Tipo de imagem: Negativo P&B Formato: 6X6 cm

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N.º de inventário: MNE/ IMC: 22.7.11 Autor: Benjamim Pereira Localização: Arquivo de MNE Tipo de imagem: Negativo P&B Formato: 6x6 cm

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