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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AK.826
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Ritual
Denominação:
Máscara
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Bijagós
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Madeira, fibras vegetais, vidro, pele, metal.
Dimensões (cm):
altura: 51; largura: 48,5;
Descrição:
Máscara tipo elmo, de madeira, que representa uma cabeça de búfalo. Possui dois chifres facetados, estilizados e, abaixo destes, duas orelhas projectadas para os lados. Os olhos são de vidro escuro, circundados com uma rodela de couro com pêlo, cravada com pinos de madeira. O focinho é curto, perfurado transversalmente no topo, com a boca entreaberta e a ponta da língua à vista. Superfície pintada de preto, com excepção de algumas decorações, como os motivos triangulares em baixo relevo que decoram os chifres, faixa central da cabeça e focinho, que estão pintados de branco; e orelhas e boca, que estão pintados de vermelho. Uma face apresenta uma cruz em baixo relevo, e a outra um triângulo pintado de branco. Os dois chifres apresentam um anel franjado de fibras vegetais. A perfuração do focinho é atravessada por uma pequena corda com borlas franjadas nas pontas. Pendem cordas de fibra vegetal e fibra sintética de alguns orifícios junto à abertura inferior da máscara.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Ancamona, Ilha de Uno, arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Origem / Historial:
Utilizada pelos rapazes da classe de idade pré-iniciática "karo" ("cabaro", "kalo") em momentos de dança. As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
 
     
     
   
     
     
     
 
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