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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Etnologia
Inventory number:
AD.578
Supercategory:
Etnologia
Category:
Ritual
Name:
Máscara
Production Place:
Arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Cultural Group:
Bijagós
Material:
Madeira, chifres, metal, fibras vegetais, tinta.
Measurments (cm):
width: 42;
Description:
Máscara tipo elmo, de madeira, que representa realisticamente uma cabeça de vaca. Possui dois chifres naturais e, abaixo de um destes, uma pequena orelha projectada para o lado. Os olhos são entalhados e contornados com sulcos que simulam rugas. O focinho é curto, esculpido com a boca entreaberta, com a língua à vista. Superfície escurecida a negro, com excepção de um triângulo na testa, pintado de branco. Junto à abertura inferior da máscara estão alguns orifícios dos quais pende uma corda.
Incorporation:
Compra
Provenance:
Ochókó, ilha de Uno, arquipélago Bijagó, Guiné-Bissau
Origin / History:
Complemento da máscara usada pelos rapazes da classe de idade pré-iniciática "karo" ("cabaro", "kalo") em momentos de dança. As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa idade pela participação em apresentações públicas nas quais se interligam elementos como música, canto e dança. Estas atuações são verdadeiras performances artísticas, através das quais os protagonistas experimentam sensorialmente os valores e conduta morais que a comunidade exige de si. As máscaras evidenciam por si só a fase de maturação em que se encontram os indivíduos. Estas podem representar animais aquáticos como o peixe-serra e o tubarão ou animais terrestres como a vaca, o boi ou o búfalo. Quando mais leves e pequenas, são atribuídas aos mais jovens, mimetizando a sua inexperiência. O peso, grande dimensão e ferocidade de outras, representam a pujança física e a exuberância da juventude ainda indomada característicos de uma fase anterior à iniciação ("fanado"). O despojamento mais tardio do colorido e da complexidade dos trajes no homem adulto traduz a valorização da sabedoria e poderes rituais próprios dos anciãos.
 
     
     
   
     
     
     
 
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