MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AF.053
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Artes plásticas
Denominação:
Escultura
Local de Execução:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Papel
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira, policromia.
Dimensões (cm):
altura: 47 cm; largura: 11,5 cm; comprimento: 13,5 cm;
Descrição:
Escultura em madeira, monóxila, que representa uma figura masculina a transportar outra sobre os ombros, sobre uma base circular. A figura que carrega está de pé, com pernas e tronco eretos. Os braços estão junto ao corpo, fletidos, a segurar no calcanhar da figura que está acima. A cabeça está ligeiramente inclinada para a frente. A figura que está sobre os ombros tem pernas fletidas e tronco ereto. O braço esquerdo está fletido com a mão ao nível do ombro a segurar um objeto. O braço direito está voltado para baixo com a mão apoiada na coxa. Na cabeça apresenta um barrete com uma extremidade pontiaguda de cada lado. A base está na cor natural da madeira. As figuras vestem calção pintado de preto. Os olhos, sobrancelhas e cabelos estão pintados de preto. O barrete que traz na cabeça tem as pontas pintadas de preto.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-bissau.
Origem / Historial:
Escultura coletada pelo etnógrafo Fernando Rogado Quintino em 1963, no âmbito da Missão Organizadora do Museu do Ultramar, atual Museu Nacional de Etnologia. Tem autoria atribuída ao escultor Joaquim Có, da etnia papel, na Guiné-Bissau. É parte de um conjunto de 20 objetos deste autor, adquiridos na mesma circunstância, para o acervo do MNE. As esculturas retratam cenas da vida quotidiana da Guiné-Bissau no início da década de 1960 e caracterizam-se por um entalhe e formas de composição recorrentes na obra de Joaquim Có. Os objetos são esculpidos de uma maneira geral em peça única de madeira, com formas arredondadas, apresentando forte expressividade e plasticidade, criando uma idéia de movimento nas cenas representadas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica