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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AF.035
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Artes plásticas
Denominação:
Escultura
Local de Execução:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Papel
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira, policromia.
Dimensões (cm):
altura: 22,5 cm; largura: 17 cm; comprimento: 42 cm;
Descrição:
Escultura em madeira que representa uma cerimónia de investidura de régulo e é constituída por seis figuras expostas uma atrás das outras sobre uma base retangular. A figura que representa o régulo está na proa da cena, com o joelho direito assente no chão, e a perna esquerda fletida à frente. A mão direita segura uma bengala com a qual se apoia; o braço esquerdo, repousado no joelho, tem uma garrafa na mão. O tronco está ligeiramente inclinado para a frente e tem uma corda presa à cintura. Na cabeça usa um chapéu circular apoiado pela figura masculina que está atrás. Esta está de pé, com o braço direito à frente a segurar o chapéu do régulo; o braço esquerdo está junto ao corpo, fletido, segurando uma garrafa. Atrás desta, está outra figura masculina, de pé, braço esquerdo junto ao corpo e o direito a segurar uma corda que está presa à cintura do régulo. O rosto está ligeiramente inclinado para cima. Encerra a cena uma mulher com duas crianças. Aquela tem os braços junto ao corpo, segurando uma das crianças pela mão esquerda. Na cabeça carrega uma espécie de bacia circular com desenho em relevo de quatro garrafas. Uma criança está ao seu lado, de pé, com os braços junto ao corpo e a segurar a sua mão. A outra criança está presa às costas da mulher por um pano, com as suas pernas a apoiarem-se nos quadris daquela e os braços nas suas costas A cabeça está voltada para a sua esquerda, ligeiramente inclinada para trás. A base da peça está na cor natural da madeira. As figuras estão pintadas de preto, com a parte branca dos olhos na cor natural da madeira. As figuras masculinas usam calção, em relevo, na cor natural da madeira. A mulher usa saia na cor natural da madeira que cobre até à altura dos joelhos. O pano que envolve a criança às costas da mulher está na cor natural da madeira. A bengala do régulo e a corda presa a sua cintura estão na cor natural da madeira. As garrafas que a figura do régulo e a figura atrás dele carregam são verdes. As garrafas na bacia da mulher estão pintadas de preto. O chapéu do régulo indicia uma ténue coloração vermelha. A peça apresenta destacamentos de madeira. Ver “Conservação”.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-bissau.
Origem / Historial:
Escultura coletada pelo etnógrafo Fernando Rogado Quintino em 1963, no âmbito da Missão Organizadora do Museu do Ultramar, atual Museu Nacional de Etnologia. Tem autoria atribuída ao escultor Joaquim Có, da etnia papel, na Guiné-Bissau. É parte de um conjunto de 20 objetos deste autor, adquiridos na mesma circunstância, para o acervo do MNE. As esculturas retratam cenas da vida quotidiana da Guiné-Bissau no início da década de 1960 e caracterizam-se por um entalhe e formas de composição recorrentes na obra de Joaquim Có. Os objetos são esculpidos de uma maneira geral em peça única de madeira, com formas arredondadas, apresentando forte expressividade e plasticidade, criando uma idéia de movimento nas cenas representadas.
 
     
     
   
     
     
     
 
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