MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 29 de maio de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP2761
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Painel de vitral
Título:
Santo Ulrico
Centro de Fabrico:
Alemanha
Datação:
XV d.C. - XVI d.C.
Matéria:
Vidro
Técnica:
Vidro incolor e vidro corado na massa. Pintura a grisalha e amarelo de prata.
Dimensões (cm):
altura: 68; largura: 40;
Descrição:
Painel de vitral com a representação de Ulrich de Augsburgo virado a três quartos em vidro incolor e vidro corado na massa com pintura a grisalha e amarelo de prata, A figura é emoldurada por vidros corados na massa – azul, amarelo/alaranjado e tonalidades vermelhas escuras, como que delineando um nicho. * * * Bispo e líder da igreja católica romana na Alemanha, Ulrich é o primeiro santo canonizado da história pelas mãos do Papa João XV a 4 de Julho de 923. Nesta representação, Ulrich enverga roupas bispais, uma túnica branca comprida sobre a qual veste um casulo de cor púrpura com debruado inferior a laranja. Por cima deste traje, possui um longo manto azul forrado a vermelho, sobre o qual tem uma sobrepeliz amarela decorada com pequenos enrolamentos e um debruado de pérolas que lhe cobre os ombros. * * * Ulrich segura na mão esquerda o báculo da sua condição eclesiástica, enquanto na mão direita assenta um livro sobre o qual repousa um peixe, atributos que remetem para a sua obra e milagre. Na cabeça descansa a mitra bispal, por detrás da qual se encontra representado o nimbo que confere ao bispo Ulrich entidade de santo. * * * Na base da composição, inscrito numa reserva rectangular, pode ler-se o ano (DECANVS) de M.D.XL.VI.
Incorporação:
Transferência - Transferido após 1910 do Palácio da Necessidas para o Palácio Nacional da Ajuda, onde permaneceu até 1949, quando foi transferido para o Palácio Nacional da Pena.

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Autoria: Luís Pavão Data: 09/2011

imagem

imagem

Imagem

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica