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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AF.027
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Artes plásticas
Denominação:
Escultura
Local de Execução:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Papel
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira, policromia.
Dimensões (cm):
altura: 24,5cm; largura: 14,5cm; comprimento: 44,5cm;
Descrição:
Escultura em madeira, monóxila, que representa uma cena de luta entre rapazes por uma rapariga, constituída por cinco figuras sobre base retangular. A cena desenrola-se em dois planos. O primeiro plano, da esquerda para direita, tendo como referencia o ângulo de frente para a rapariga, é composto por três figuras: a rapariga entre dois rapazes que a seguram. O primeiro está sentado, com o tronco ligeiramente torcido para sua esquerda. O seu braço direito está voltado para baixo com a mão na virilha. O seu braço esquerdo, levantado na altura dos ombros, está a segurar no braço da rapariga. A sua cabeça está ligeiramente inclinada, voltada para a sua esquerda. A rapariga está de pé, no centro deste plano, com a cabeça voltada para a frente e possui penteado de cabelo em gomos. Os seus braços estão abertos e seguros pelos dois rapazes. O segundo rapaz está de pé com o corpo voltado para a sua esquerda, de frente para os dois rapazes a lutar. O seu braço direito segura o braço da rapariga. A posição de seu corpo faz a conexão com o segundo plano da cena. Nesta, dois rapazes lutam de pé, ligeiramente em diagonal em relação ao plano anterior. Estão de frente um para o outro, com os seus respectivos braços direitos junto ao corpo, fletidos, com as mãos à altura do peito. Os braços esquerdos agarram o pescoço do adversário. A base apresenta-se na cor natural da madeira. As figuras estão pintadas de preto, com exceção das vestimentas e da parte branca dos olhos que estão na cor natural da madeira. As figuras masculinas vestem calção curto em relevo; a feminina veste uma saia, também em relevo, que cobre até à altura dos joelhos.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-bissau.
Origem / Historial:
Escultura coletada pelo etnógrafo Fernando Rogado Quintino em 1963, no âmbito da Missão Organizadora do Museu do Ultramar, atual Museu Nacional de Etnologia. Tem autoria atribuída ao escultor Joaquim Có, da etnia papel, na Guiné-Bissau. É parte de um conjunto de 20 objetos deste autor, adquiridos na mesma circunstância, para o acervo do MNE. As esculturas retratam cenas da vida quotidiana da Guiné-Bissau no início da década de 1960 e caracterizam-se por um entalhe e formas de composição recorrentes na obra de Joaquim Có. Os objetos são esculpidos de uma maneira geral em peça única de madeira, com formas arredondadas, apresentando forte expressividade e plasticidade, criando uma idéia de movimento nas cenas representadas
 
     
     
   
     
     
     
 
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