MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AF.026
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Artes plásticas
Denominação:
Escultura
Local de Execução:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-Bissau
Grupo Cultural:
Papel
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira, policromia.
Dimensões (cm):
altura: 48,5 cm; largura: 21 cm; comprimento: 27 cm;
Descrição:
Escultura em madeira de poilão, monóxila, que representa uma cena ritual, constituída por cinco figuras, quatro homens e uma cabra, em círculo, junto a uma árvore, sobre uma base oval. Em sentido horário, a partir da árvore, uma figura está de pé, com os braços junto ao corpo e uma garrafa na sua mão esquerda. A segunda figura está de joelhos assentes no chão, sentada sobre os calcanhares, tronco ereto, braços repousados sobre os joelhos e o rosto ligeiramente inclinado para cima. A terceira figura está ajoelhada, com corpo inclinado para frente e a cabeça ereta. Os braços repousam sobre os joelhos e as mãos espalmadas à frente apoiados no chão. A cabra encontra-se de pé. Possui rabo, chifres e traz uma corda ao pescoço que a liga à figura da sua direita. Esta está sentada, com tronco ereto, o rosto ligeiramente inclinado para cima e as mãos apoiadas nos joelhos. Por fim, a árvore em torno da qual se desenrola a cena, possui cerca de três vezes o tamanho das figuras à sua volta, e apresenta algumas ramificações. A base e a árvore estão na cor natural da madeira. As figuras estão pintadas de preto, com a parte branca dos olhos na cor natural da madeira. Três figuras vestem calções na cor natural da madeira, e uma veste um pano que cobre um dos ombros até à altura dos joelhos, na cor natural da madeira com quatro listas diagonais em vermelho. A cabra é da cor natural da madeira, a corda que traz ao pescoço é em vermelho e os chifres cinzentos.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Enterramento, Ilha de Bissau, Guiné-bissau.
Origem / Historial:
Escultura coletada pelo etnógrafo Fernando Rogado Quintino em 1963, no âmbito da Missão Organizadora do Museu do Ultramar, atual Museu Nacional de Etnologia. Tem autoria atribuída ao escultor Joaquim Có, da etnia papel, na Guiné-Bissau. É parte de um conjunto de 20 objetos deste autor, adquiridos na mesma circunstância, para o acervo do MNE. As esculturas retratam cenas da vida quotidiana da Guiné-Bissau no início da década de 1960 e caracterizam-se por um entalhe e formas de composição recorrentes na obra de Joaquim Có. Os objetos são esculpidos de uma maneira geral em peça única de madeira, com formas arredondadas, apresentando forte expressividade e plasticidade, criando uma idéia de movimento nas cenas representadas. A peça em questão representa uma cena ritual junto a uma árvore de poilão. Embora não se tenha obtido informação a respeito do ritual em questão, há referências que indicam que o poilão tem sido considerado uma árvore sagrada em várias partes Guiné-Bissau, o que justifica a realização de cerimônias em seu redor.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica