MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AO.977
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Pesca
Denominação:
Draga de mão
Local de Execução:
Fuseta, Olhão, Faro, Portugal
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira, ferro, cordel de sisal, corda, esparto, fio de algodão, nylon
Dimensões (cm):
altura: 140,5; diâmetro: 55; comprimento: 317;
Descrição:
Draga de mão feita de dois paus de madeira de forma grosseiramente cilíndrica e de dimensões diferentes, dispostos em T, articulados a um aro de metal de secção elíptica, ao qual se prende uma rede em forma de saco cónico. É uma peça constituída por um cabo de madeira, cruzado em T numa das suas extremidades, com um pau de dimensões menores, encontrando-se este dispositivo fixado por meio de pedaços de corda de sisal a um aro de chapa de ferro cortada toscamente. Ao ponto de cruzamento do cabo e travessa prende uma corda, atada pela outra ponta a um cinto grosseiro de esparto. Neste aro, em furos feitos na secção inferior, entralha uma rede de fio de algodão de malha apertada. O saco é fechado no fundo através de um cordel de sisal. Este conjunto tem apensa, a servir de cinto ou estrovo, um cabo de nylon fixado nas pontas do pau pequeno, onde este está atado ao arco. Cabo de madeira: 140,5 cm. Pau mais curto: 66 cm. Diâmetro do aro de metal na secção mais larga: 55 cm. Largura do aro de metal: 7 cm. Comprimento do saco cónico de rede: 317 cm. Comprimento do cabo que vai ao estrovo: 38 cm. Comprimento do estrovo: 237 cm. Diâmetro dos paus: 5 cm. Malha do saco, de vértice a vértice: 1,6 cm. 0,8 cm de lado do losango.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Fuseta, Olhão, Faro, Portugal
Origem / Historial:
A colecção inicial de Pesca Artesanal Portuguesa do MNE é constituída por objectos colectados nos anos sessenta e setenta do século XX por Lino da Silva (97 registos), Ernesto Veiga de Oliveira e Sebastião Pessanha (33 registos cada um) - tendo também colaborado Carlos Medeiros, Rafael Rúdio, Margarida Ribeiro, Lapa Carneiro e Margot Dias.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica