MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 26 de setembro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
3679
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Jerónimo
Autor:
Barbieri, Giovanni Francesco (dito O Guercino)
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 90; largura: 70;
Descrição:
A pintura representa São Jerónimo, doutor da Igreja, a meio corpo, voltado à direita. Está sentado e parcialmente coberto por uma capa vermelha, que lhe cai sobre o antebraço direito. Escreve com uma pena numa folha amparada por um livro, que se encontra sobre uma mesa.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Origem / Historial:
A obra foi adquirida em 1865 ou 1867, em Turim ou em Genebra. De facto, conforme Hugo Xavier, há dois documentos que mencionam a compra de um Guercino em ambas as datas. O primeiro a Boasso Giorgio; o segundo a João de Sousa Lobo. Um deles corresponderá a este quadro. Fez parte do acervo da Galeria de Pintura, figurando com os números 48 e 97 (Quadros Antigos) nos catálogos de 1869 e 1872, respectivamente. Segundo o Arrolamento Judicial, no início da década de 1910, estava na Biblioteca, tendo sido então inventariado com o n.º U'' 244. Aí continuava, após 1968. Foi depois deslocado para o Corredor Nobre e, em 2000, para o Gabinete de Trabalho do Rei, onde se mantém. No Kunsthistorisches de Viena, está patente a tela "O regresso do filho pródigo" (1619), do mesmo autor, cuja figura central apresenta semelhanças flagrantes com este S. Jerónimo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica