MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 21 de setembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
3679
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Jerónimo
Autor:
Barbieri, Giovanni Francesco (dito O Guercino)
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 90; largura: 70;
Descrição:
A pintura representa São Jerónimo, doutor da Igreja, a meio corpo, voltado à direita. Está sentado e parcialmente coberto por uma capa vermelha, que lhe cai sobre o antebraço direito. Escreve com uma pena numa folha amparada por um livro, que se encontra sobre uma mesa.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Origem / Historial:
A obra foi adquirida em 1865 ou 1867, em Turim ou em Genebra. De facto, conforme Hugo Xavier, há dois documentos que mencionam a compra de um Guercino em ambas as datas. O primeiro a Boasso Giorgio; o segundo a João de Sousa Lobo. Um deles corresponderá a este quadro. Fez parte do acervo da Galeria de Pintura, figurando com os números 48 e 97 (Quadros Antigos) nos catálogos de 1869 e 1872, respectivamente. Segundo o Arrolamento Judicial, no início da década de 1910, estava na Biblioteca, tendo sido então inventariado com o n.º U'' 244. Aí continuava, após 1968. Foi depois deslocado para o Corredor Nobre e, em 2000, para o Gabinete de Trabalho do Rei, onde se mantém. No Kunsthistorisches de Viena, está patente a tela "O regresso do filho pródigo" (1619), do mesmo autor, cuja figura central apresenta semelhanças flagrantes com este S. Jerónimo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica