MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 21 de setembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1344
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
A Virgem com o Menino e S. João
Autor:
Carraci, Annibale
Datação:
XVI d.C. - XVII d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 17,8; largura: 19,5;
Descrição:
Nesta pintura, Nossa Senhora enverga túnica vermelha e manto azul. Tem um véu na cabeça. Olha para o Menino, que está deitado no Seu colo e que Ela suporta com a mão direita. Ele olha para S. João Baptista, ao mesmo tempo que lhe disputa uma cruz de cana.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Origem / Historial:
A obra integrava o acervo da Galeria de Pintura, figurando com os números 69 e 56, respectivamente nos catálogos de 1869 e 1872 (Quadros Antigos). Segundo as listas de partilha de bens de 1889, 1897 e 1899 (por morte de D. Luís), o quadro estava na Arrecadação do Piso Térreo, com o n.º 352. Nas relações de objectos da Sala Verde, de 1891 e 1898, figurava no acervo desse espaço, com aquele número, o mesmo acontecendo na lista de partilha dos bens da Sala Verde, de 1899. Assim, visto que é mencionado na mesma data em espaços diferentes (Arrecadação do Piso Térreo e Sala Verde), é possível que tivesse sido registado primeiro na Arrecadação e logo depois na Sala Verde, para onde teria ido definitivamente. No início da década de 1910, aí permanecia, conforme o Arrolamento Judicial. Nessa ocasião foi inventariado com o n.º Q 3. Mais tarde foi deslocado para o Gabinete de Trabalho do Rei e em Maio de 2020 retornou à Sala Verde.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica