MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 26 de setembro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
1344
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
A Virgem com o Menino e S. João
Autor:
Carraci, Annibale
Datação:
XVI d.C. - XVII d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 17,8; largura: 19,5;
Descrição:
Nesta pintura, Nossa Senhora enverga túnica vermelha e manto azul. Tem um véu na cabeça. Olha para o Menino, que está deitado no Seu colo e que Ela suporta com a mão direita. Ele olha para S. João Baptista, ao mesmo tempo que lhe disputa uma cruz de cana.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Origem / Historial:
A obra integrava o acervo da Galeria de Pintura, figurando com os números 69 e 56, respectivamente nos catálogos de 1869 e 1872 (Quadros Antigos). Segundo as listas de partilha de bens de 1889, 1897 e 1899 (por morte de D. Luís), o quadro estava na Arrecadação do Piso Térreo, com o n.º 352. Nas relações de objectos da Sala Verde, de 1891 e 1898, figurava no acervo desse espaço, com aquele número, o mesmo acontecendo na lista de partilha dos bens da Sala Verde, de 1899. Assim, visto que é mencionado na mesma data em espaços diferentes (Arrecadação do Piso Térreo e Sala Verde), é possível que tivesse sido registado primeiro na Arrecadação e logo depois na Sala Verde, para onde teria ido definitivamente. No início da década de 1910, aí permanecia, conforme o Arrolamento Judicial. Nessa ocasião foi inventariado com o n.º Q 3. Mais tarde foi deslocado para o Gabinete de Trabalho do Rei e em Maio de 2020 retornou à Sala Verde.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica