MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
412
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Um erudito
Autor:
Oudendyck, Evert (1650-1695)
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira
Dimensões (cm):
altura: 34,5; largura: 29,5;
Descrição:
A pintura representa, em primeiro plano, uma figura masculina, sentada numa cadeira de braços, voltada três quartos à esquerda. Enverga camisa branca, casaco escuro, capote e sapatos castanhos. Usa um barrete vermelho com dobra branca. Tem aos pés um bacio de loiça clara. Lê um papel, que segura na mão direita. Assenta o cotovelo numa mesa coberta com um pano verde, sobre a qual se espalham vários papéis escritos, um tinteiro com a respectiva pena e caixas com mais papéis. No segundo plano, à esquerda, há uma janela, que deixa ver árvores e um busto clássico. Logo a seguir, para a direita, vê-se uma parede clara, que tem, a meio, um saco castanho pendurado, por cima do qual está uma prateleira com livros. Em baixo está uma escrivaninha. Mais para a direita, um reposteiro escuro entreaberto deixa ver uma estante com livros.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Origem / Historial:
Segundo as listas de partilha de bens de 1889, 1897 e 1899 (por morte de D. Luís), o quadro estava colocado na Sala da Música, sob o n.º 207. Aí se mantinha no início da década de 1910, conforme o Arrolamento Judicial, tendo sido então inventariado com o n.º I 46. Terá sido transferido na década de 1960 para a Salinha do Vaso de Sèvres e, mais tarde, para o Corredor Largo e para o Corredor D. Luís, onde se mantém. Há um quadro deste artista, assinado e datado de 1688, embora de menores dimensões, que apresenta semelhanças flagrantes com este. Foi intitulado "Gentilhomme à son bureau".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica