MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AO.978
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Pesca
Denominação:
Murejona
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Fuseta, Olhão, Faro, Portugal
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Arame, corda de sisal, fio de algodão
Dimensões (cm):
altura: 25; diâmetro: 82;
Descrição:
Murejona de formato esférico, achatada nos dois pólos e com duas bocas ou entradas no eixo vertical. É uma peça feita de malha de arame, provida de uma boca reentrante num dos pólos achatados, e de uma abertura simples no pólo oposto. Esta abertura é fechada por intermédio de uma “porta” feita de uma malha confeccionada com fio grosso de algodão, articulada ao corpo da peça por meio de uma “dobradiça” de corda de sisal. Fecha também por meio de uma corda de sisal. A malhagem é feita a partir da abertura, partindo os arames de modo alternado numa e noutra direcção, para se cruzarem e formarem o corpo do aparelho. O arame mais grosso serve de reforço e tem de bitola 0,15 cm. O arame mais fino constitui a malha losangular e mede 0,1 cm. A parte que fecha a abertura é formada por um cabo de aço na borda exterior (bitola 0,4 cm) e rede de corda, em teia. Malha de 3 cm na linha horizontal do losango, e 4,6 cm na linha vertical.
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Fuseta, Olhão, Faro, Portugal
Origem / Historial:
Segundo indicação da ficha de inventário: "Era uma arte empregue na pesca de besugos, ferreiros, safios, etc.. Como isca usava-se berbigão pisado."
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica