MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 21 de setembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
2722
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Episódio da Batalha de S. Martino
Autor:
Vittori, Fillipo
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 197; largura: 298;
Descrição:
No centro da composição, um pouco para a direita, vê-se Vítor Manuel II montando um cavalo branco, acompanhado por alguns oficiais de cavalaria, inspeccionando o campo onde se travou a Batalha de San Marino. Todo o primeiro plano está preenchido com os corpos dos soldados mortos. Tudo sob um céu carregado de nuvens escuras, com uma aberta à direita, de onde irrompe um foco de luz, que ilumina o rei e sua comitiva.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do rei D. Luís.
Origem / Historial:
Segundo informação do Diário de Notícias, na sua edição de 03-12-1867, o pintor Vittori deixou a D. Luís três pinturas, uma das quais é esta. Pode ter sido uma oferta de Vítor Manuel II, já que a colecção Sertieri (Roma) conservou uma tela representando este monarca visitando o atelier do artista, que executava esta cena de batalha. A obra deu entrada na Galeria de Pintura, figurando nos catálogos de 1869 e 1872 com os números 34 e 2, respectivamente. Na lista de partilha de bens de 1889 (por morte de D. Luís), recebeu o n.º 90. Por ocasião da implantação da República, estava na Galeria de Quadros, tendo sido inventariada com o n.º X''' 108. Após 1968, foi colocada no Corredor Largo, onde ainda hoje se mantém. A Batalha de San Marino (ou de San Martino, segundo alguns) deu-se a 24-06-1859, no âmbito da 2ª Guerra da Independência da Itália. Foi travada entre as tropas francesas e sardo-piemontesas, comandadas respectivamente por Napoleão III e Vítor Manuel II, e o exército austríaco, liderado por Francisco José I. Venceram os primeiros, após uma extrema defesa tentada no Rio Mincio pelos segundos.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica