MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP2295
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Marechal de Rantzaw
Autores:
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1855 d.C.
Matéria:
Gesso, ferro e liga de cobre
Dimensões (cm):
altura: 58; largura: 52,2; profundidade: 22,2;
Descrição:
Modelo em gesso da estatueta equestre de Josias Rantzaw a cavalo (1609-1650), militar de origem alemã que se tornou marechal de França, conquistando sucesso na Guerra dos Trinta Anos. O cavaleiro usa chapéu e uma pala no olho direito, tendo a mão esquerda a segurar a correia do cavalo e a mão direita erguida. Possui base original em madeira folheada a pau-santo.
Incorporação:
Transferência - Adquirido pelo Ministério das Obras Públicas e Comunicações a Luiz Arenas de Lima e transferido para o Palácio Nacional da Pena, 1944. Cf. ofício do conservador Casimiro Gomes da Silva ao chefe da Repartição do Património da Direção Geral da fazenda Pública, 25 de julho de 1944: "Participo a V. Exª. que, estando de licença graciosa, ingressou no Palácio Nacional de Sintra, no passado dia 22, transitando no dia seguinte para este Palácio, cujo fundo fica pertencendo, uma figura, gesso, representando, a cavalo, um guerreiro do século XVII, conforme se deduz da respectiva indumentária. O conjunto, em extremo mutilado, assenta sobre peanha de cedro, com alguma talha. Para efeito de cadastro, peço a V. Exª. se digne ordenar me seja comunicada a origem da referida peça, assim como o seu valor". Não foi localizada resposta a este oficio, no entanto, a Repartição do Património oficiou ao conservador a 13 de março de 1947, inquirindo "se deu oportunamente entrada nesse Palácio um "gesso de cavaleiro, da autoria do rei D. Fernando, adquirido em 1944 pelo antigo Ministério das Obras Públicas e Comunicações a Luiz Arenas de Lima". O conservador informou a 12 de abril de 1947 que o "gesso de cavaleiro da autoria de D. Fernando II, adquirido pelo antigo Ministério das Obras Públicas e Comunicações se encontra neste Palácio. É uma peça muito mutilada" (Arquivo do PNP, Movimentação de Objetos).
Origem / Historial:
Modelo em gesso executado por D. Fernando II em colaboração com Francisco de Assis Rodrigues, professor de escultura da Academia de Belas Artes de Lisboa (Xavier, 2016: 70). No Arquivo da Fundação da Casa de Bragança foi possivel identificar um recibo assinado por Francisco de Assis Rodrigues, datado de 14 de setembro de 1855, e relativo à compra de materais (gesso, cera-virgem, etc.), assim como ao pagamento a Diomede Christophani "para fazer a fôrma e fundir um exemplar em cêra e quatro em gesso" (MBCB, Despesas de D. Fernando II, setembro 1855). No mesmo ano, foi fundido em Paris um número não identificado de estatuetas em bronze de que o Palácio Nacional da Pena possui um exemplar, adquirido no mercado leiloeiro em 2018 (PNP3714), enquanto o Paço Ducal de Vila Viçosa conserva dois, em tudo idênticos (PDVV 368 e 2197). Terão sido oferecidos pelo monarca a familares e amigos, sabendo-se que a imperatriz D. Amélia do Brasil possuia um, exposto na "Exposição Philantropica" de 1858, com o n.º 284: "Uma estatua equestre de bronze, representando o Marechal de Rantzau - o modelo foi feito por S. M. El-Rei o Senhor D. Fernando. (Pertence a S. M. Imperial)" [Catálogo dos objectos particulares collocados na Exposição Philantropica, Lisboa, 1858, p. 26]. Possui ainda o Palácio Nacional da Pena dois outros modelos em gesso, com variantes relativamente ao exemplar em apreço, um dos quais muito fragmentado (PNP2296 e PNP2298).

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica