MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP252
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Caneca
Autor:
Autor não identificado
Centro de Fabrico:
Alemanha
Datação:
1710 d.C. - 1717 d.C.
Matéria:
Cerâmica, estanho
Técnica:
Faiança
Dimensões (cm):
altura: 25,7; largura: 16,5; profundidade: 11;
Descrição:
Caneca para cerveja (humpen) de faiança com bocal circular e tampa de estanho com pega. Está decorada com uma coroa sobrepujada por um baldaquino embandeirado e ladeado por duas crianças. Esta composição é ladeada por hastes floridas. Policromia: azuis, amarelos, cinzas e manganês.
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades, 1956. Cf. "Relação de peças existentes na Casa-Forte do Palácio das Necessidades, destinadas ao Palácio Nacional da Pena", datada de novembro de 1956, com o n.º 5451: "Uma caneca de faiança alemã, para cerveja, com decoração côr de vinho, tampa de estanho. Altª 200 mm" (Arquivo do PNP, Movimentação de objetos).
Origem / Historial:
Na sequência da implantação da república (1910), foi esta peça inventariada no "Quarto do Particular" contíguo aos aposentos do rei D. Carlos, na zona conventual do Palácio das Necessidades, com o n.º 6451: "Uma caneca de faiança allemã para cerveja, com decoração a côr de vinho e tampa de estanho. Altura vinte e um centimentros". Classificada pela comissão de arrolamento como "de valor artístico" (Arquivo do PNA, Arrolamento do Palácio das Necessidades, vol. III). Deu então entrada na casa-forte desse palácio e, em 1956, seria transferida para o da Pena.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica