MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP240
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Prato
Autor:
D. Maria Pia
Centro de Fabrico:
Sacavém, Portugal
Oficina / Fabricante:
Fábrica de Louça de Sacavém
Datação:
1874 d.C.
Matéria:
Pasta cerâmica
Técnica:
Faiança
Dimensões (cm):
altura: 2,8; largura: 22,8; profundidade: 22,7;
Descrição:
Prato raso de faiança branca. Está decorado com a representação de três camélias (uma branca e duas cor-de-rosa). Na aba estão desenhados uma coroa real e o monograma de D. Fernando II. Policromia: rosa, amarelo, verde e preto. No verso identifica-se a rúbrica "MP" da rainha D. Maria Pia e a data "Dez. 1874".
Incorporação:
Transferência - Palácio Nacional da Ajuda, 1949. Cf. "Relação das peças que se solicita superiormente para serem transferidas das arrecadações do Palácio Nacional da Ajuda para o Palácio Nacional da Pena", com a data de 28 de Abril de 1949, n.º 50: "17 peças pintadas e desenhadas por D. F. II, sendo 15 pratos e duas placas; (...)" [Arquivo PNP, Movimentação de Objectos].
Origem / Historial:
Oferta de D. Maria Pia a D. Fernando II. O inventário orfanológico realizado após a morte do monarca (1885), localiza este prato na "Sala de Saxe" do Palácio das Necessidades, junto de um prato pintado por D. Luís (hoje no PNA), com n.º de conjunto 814: "Dois pratos de faiance, sendo um, em forma de fruteiro, e o outro de guardanapo, trabalhos d'El Rei Dom Luiz e da Rainha Dona Maria Pia, marcados com os numeros seiscentos noventa e cinco seiscentos e noventa e seis. Avaliados na quantia de desesseis mil reis" (ANTT, Inventário orfanológico de D. Fernando II - Bens mobiliários adquiridos depois de 9 de junho de 1869). Identificam-se ambos em algumas fotografias do interior da Sala de Saxe, realizadas após após a morte de D. Fernando II por J. A. Madeira (col. PNP).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica