Museu:
Palácio Nacional da Pena
Autor:
Autor não identificado
Centro de Fabrico:
Veneza (ou à la façon de)
Técnica:
Vidro soprado em molde, decoração de filigrana.
Dimensões (cm):
altura: 7,8; diâmetro: 27;
Descrição:
Taça de vidro circular com aba gomada. Apresenta decoração filigranada a fili e a retorti ou retortoli em toda a peça à exceção da base. O vidro é incolor nas secções não decoradas e branco nos elementos filigranados * * * Tazza é o termo italiano que designa um objecto composto por um prato largo e fundo assente sobre pé. Trata-se de um modelo de recipiente muito utilizado para servir frutos ou doces durante o Renascimento italiano. Porém, o termo é muito abrangente e é, frequentemente, utilizado para designar alguns tipos de cálice. A taça PNP279 pode também ser incluída nesta categoria. Apesar da reduzida dimensão do pé, o diâmetro e o tratamento da aba aproximam-na das tazze do século XVI. A produção de tazze em Veneza conheceu o seu período áureo durante os séculos XV e XVI. Ainda no início do Cinquecento, estas taças eram decoradas maioritariamente com pintura a esmalte. Porém, o desenvolvimento da técnica da filigrana gerou novas soluções decorativas. A técnica consistia em fundir canas de vidro opaco (lattimo) sobre vidro transparente de forma a obter-se um efeito de fios paralelos, dito a fili. A partir desta descoberta, surgiram duas variantes principais: a torção das canas (a retorti) e o seu entrecruzamento (a reticello). A conjugação destas opções decorativas permitiu criar dezenas de motivos que se reproduziram até ao século XIX um pouco por toda a Europa. Uma das principais razões do sucesso da produção veneziana do século XVI reside na tipologia do vidro. Com efeito, a descoberta em Veneza (ou mais concretamente, Murano), durante o século XV, do cristallo, um vidro de grande qualidade, muito leve, fino e praticamente transparente, alargou o fosso entre a produção veneziana e a dos outros centros vidreiros europeus. No entanto, apesar de várias medidas restritivas, a pressão exercida pelas cortes estrangeiras acabou por levar à saída de mestres vidreiros para outras partes do continente, onde começaram a produzir vidro ao estilo de Veneza (à la façon de Venise). O patamar de elevadíssima qualidade que foi possível atingir em muitas destas oficinas torna, muitas vezes, difícil a tarefa de distinguir esta produção da do Adriático.
Incorporação:
Transferência - Coleções Reais, Palácio da Pena, 1910