MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP262
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Vidrecome
Autor:
Autor não identificado
Local de Execução:
Boémia (?)
Centro de Fabrico:
Alemanha (atr.)
Datação:
1655 d.C.
Matéria:
Vidro
Técnica:
Vidro soprado, pintura a esmalte.
Dimensões (cm):
altura: 29,5; largura: 14; profundidade: 14;
Descrição:
Vidrecome em forma cilíndrica, em vidro com muitas bolhas, leve tonalidade cinza e decorada a esmaltes. A decoração representa as armas do Príncipe Eleitor João Jorge I de Saxe, Julich, Cleves e Berg com a inscrição I.G.H.Z.S.I.C.V.B. C. [Iohann Georg Herzog zu Sachsen, Iüllich, Cleve Vnd Berg Churfürst]. A decoração é rematada na base por um friso com pontos brancos e, junto ao bordo, por uma faixa dourada com pontilhado a branco.
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades, 1956. Cf. "Relação de peças existentes na Casa-Forte do Palácio das Necessidades, destinadas ao Palácio Nacional da Pena", datada de novembro de 1956, com o n.º 829: "Winder-Kounn, com brazão e a data de 1665 (Com defeito)." [Arquivo do PNP - Movimentação de Objetos].
Origem / Historial:
O rei D. Fernando II reuniu uma importante coleção de vidros num compartimento da zona conventual do Palácio das Necessidades, conhecida por “Sala dos Vidros”. Integrou essa coleção, correspondendo provavelmente ao n.º 262 do inventário orfanológico realizado após a morte do monarca (1885): "Um dito [jarro em forma de canudo] da mesma fabricação com armas, marcado com o numero settecentos e noventa e sette. Avaliado na quantia de 22$500" (ANTT, Iventário Orfanológico de D. Fernando II - Bens mobiliários que existiam no Real Paço das Necessidades ao tempo do casamento do mesmo augusto senhor em 10 de junnho de 1869). Na sequência da implantação da república (1910), foi inventariado numa segunda "Sala dos Vidros" organizada por D. Carlos com o espólio reunido pelo avô, com o n.º 839: "Um Wider-Kounn pintado a côres, com uma serie de personagens, o brazão de uma corporação de sapateiros, uma legenda em allemão e a data 1734". Classificado pela comissão de arrolamento como "de valor artístico" (APNA, Arrolamento do Palácio das Necessidades, vol. I). Deu então entrada na casa-forte desse palácio e, em 1956, seria transferido para o da Pena.

Bibliografia

AAVV, Europäisches und Aussereuropäisches Glass. Frankfurt am Main, Museum für Kunsthandwerk, 1980.

AAVV, Formas e ambiente. As Colecções do Museu de Artes Decorativas de Praga. Lisboa, FRESS, 2005.

AAVV, Reine Formsache. Deutsches Formglass 15. bis 19. Jahrhundert. Sammlung Birgit + Dieter Schaich. Munique, Berlim, Deutscher Kunstverlag, 2007.

DRAHOTOVÁ, Olga, European Glass. Praga, Peerage Books, 1983.

KLEIN, Dan, e LLOYD, Ward, The History of Glass. Londres, Orbis, 1984.

NEWMAN, Harold, An Illustrated Dictionary of Glass. Londres, Thames and Hudson, 1977.

Ricke, Helmut, Glass Art – Reflexions of the Centuries. Masterpieces from the Glasmuseum Hentrich in museum kunst palast, Düsseldorf. Munique, Berlim, Londres, Nova Iorque, Prestel, 2002.

SALDERN, Axel von, German Enameled Glass. Corning, Nova Iorque, The Corning Museum of Glass, 1965.

TAIT, Hugh, Five thousand Years of Glass. London, British Museum Press, 1991.

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica