MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP265
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Vidros
Denominação:
Copo
Autor:
Autor não identificado
Centro de Fabrico:
Alemanha
Datação:
1724 d.C.
Matéria:
Vidro
Técnica:
Vidro soprado, pintura a esmalte.
Dimensões (cm):
altura: 11,5; largura: 10; profundidade: 9,8;
Descrição:
Copo em vidro em cone invertido e amputado a meia altura. A decoração com esmaltes consiste num friso simulando um espaço arquitetónico composto por quatro arcos assentes em colunas e sobrepujados por entablamento. Nos vãos são representadas uma figura masculina, uma feminina, um coração e uma inscrição: “Ich liebe alle getreüe hertzen die gern lachen, und freündlich Schertzen. Anno Domini 1724”, que pode ser livremente traduzida por “Eu gosto de todos os corações leais que gostam de rir e de brincar amigavelmente”.
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidade, 1956. Cf. "Relação de peças existentes na Casa-Forte do Palácio das Necessidades, destinadas ao Palácio Nacional da Pena", datada de novembro de 1956, com o n.º 874: "Wider-Kounn, decorado com personagens dentro de arcarias e uma legenda com a data de 1724." [Arquivo do PNP - Movimentação de Objetos].
Origem / Historial:
O rei D. Fernando II reuniu uma importante coleção de vidros num compartimento da zona conventual do Palácio das Necessidades, conhecida por “Sala dos Vidros”. Integrou provavelmente essa coleção, não se identificando todavia no inventário orfanológico realizado após a morte do monarca (1885). Na sequência da implantação da república (1910), foi inventariado numa segunda "Sala dos Vidros" organizada por D. Carlos com o espólio reunido pelo avô, com o n.º 874: "Um Wider-Kounn, decorado com personagens dentro de arcarias e uma legenda com a data de 1724". Classificado pela comissão de arrolamento como "de valor artístico" (APNA, Arrolamento do Palácio das Necessidades, vol. I). Deu então entrada na casa-forte desse palácio e, em 1956, seria transferido para o da Pena.

Bibliografia

AAVV, Europäisches und Aussereuropäisches Glass. Frankfurt am Main, Museum für Kunsthandwerk, 1980.

AAVV, Formas e ambiente. As Colecções do Museu de Artes Decorativas de Praga. Lisboa, FRESS, 2005.

AAVV, Reine Formsache. Deutsches Formglass 15. bis 19. Jahrhundert. Sammlung Birgit + Dieter Schaich. Munique, Berlim, Deutscher Kunstverlag, 2007.

DRAHOTOVÁ, Olga, European Glass. Praga, Peerage Books, 1983.

KLEIN, Dan, e LLOYD, Ward, The History of Glass. Londres, Orbis, 1984.

NEWMAN, Harold, An Illustrated Dictionary of Glass. Londres, Thames and Hudson, 1977.

Ricke, Helmut, Glass Art – Reflexions of the Centuries. Masterpieces from the Glasmuseum Hentrich in museum kunst palast, Düsseldorf. Munique, Berlim, Londres, Nova Iorque, Prestel, 2002.

SALDERN, Axel von, German Enameled Glass. Corning, Nova Iorque, The Corning Museum of Glass, 1965.

TAIT, Hugh, Five thousand Years of Glass. London, British Museum Press, 1991.

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica