MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 18 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP377
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
D. Fernando II no Passeio Público
Centro de Fabrico:
Lisboa
Grupo Cultural:
Romantismo
Datação:
1856 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 97; largura: 130,5;
Descrição:
Representação de um grupo de damas e cavalheiros no Passeio Público, em Lisboa. Ao centro, destaca-se o rei D. Fernando II, trajando casaca castanha, calças brancas e chapéu alto com que cumprimenta os presentes, sendo correspondido. Junto ao rei e com uniforme militar, o seu ajudante de campo, conde de Campanhã. Dão cor à composição os trajes com amplas saias das damas, característicos da década de 1850. A envolvência vegetal foi tratada pelo pintor com grande detalhe, motivo pelo qual é possível identificar algumas espécies de árvores diferentes, tal como a bananeira do lado esquerdo do observador e os chorões, ao fundo. Em terceiro plano, semi-encobertos pela vegetação, são visíveis o casario do Rossio e as ruínas do Convento do Carmo.
Incorporação:
Compra - Adquirida pelo Estado Português, 1940. Cf. "Relação dos móveis entrados no Palácio Nacional da Pena, no decurso do ano de 1940" com o n.º 788: "tela a óleo, figurando um trecho do antigo Passeio Público, hoje Avenida da Liberdade, vendo-se vários transeuntes, entre eles, o rei D. Fernando II, com oficial às ordens, Almeida Garrett, marquês de Ávila e Bolama, etc - sem firma - adquirida pelo Estado 10.000$00" (Arquivo do PNP - Movimentação de Objetos).
Origem / Historial:
Esta pintura foi exposta pelo artista na "Exposição de Belas Artes" da Academia de Belas Artes de Lisboa, em 1856. Adquirida ou oferecida a D. Fernando II, passou a integrar a sua coleção de pintura no Palácio das Necessidades. Foi vendida no leilão organizado anos após a sua morte, figurando no respetivo catálogo com o n.º 30: "El-Rei D. Fernando no Passeio Publico. Pintado sobre tella, assignado Leonel 1851, escola portugueza largura 1,27 altura 0,94 - 72$000" (Catalogo dos quadros existentes no Real Palacio das Necessiades pertencentes á herança de Sua Magestade El-Rei o Senhor D. Fernando e que hão de ser vendidos em leilão, 1892, p. 6). Em 1940, foi adquirida pelo Estado Português tendo sido integrada no acervo do Palácio Nacional da Pena.

Bibliografia

SOARES, Elisa; AAVV - As Belas-Artes do Romantismo em Portugal. Lisboa: IPM, 1999, pág. 268-269

SOARES, Ernesto. 1952. El-Rei D. Fernando II Artista, Lisboa: Fundação da Casa de Bragança, pág. 25

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica