MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 21 de outubro de 2019    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Pena
N.º de Inventário:
PNP377
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
D. Fernando II no Passeio Público
Título:
Uma vista do Passeio Público
Centro de Fabrico:
Lisboa
Grupo Cultural:
Romantismo
Datação:
1856 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 97; largura: 130,5;
Descrição:
Representação de um grupo de damas e cavalheiros no Passeio Público, em Lisboa. Ao centro, destaca-se o rei D. Fernando II, trajando casaca castanha, calças brancas e chapéu alto com que cumprimenta os presentes, sendo correspondido. Junto ao rei e com uniforme militar, o seu ajudante de campo, conde de Campanhã. Dão cor à composição os trajes com amplas saias das damas, característicos da década de 1850. A envolvência vegetal foi tratada pelo pintor com grande detalhe, motivo pelo qual é possível identificar algumas espécies de árvores diferentes, tal como a bananeira do lado esquerdo do observador e os chorões, ao fundo. Em terceiro plano, semi-encobertos pela vegetação, são visíveis o casario do Rossio e as ruínas do Convento do Carmo.
Incorporação:
Compra - Adquirida pelo Estado Português, 1940. Cf. "Relação dos móveis entrados no Palácio Nacional da Pena, no decurso do ano de 1940" com o n.º 788: "tela a óleo, figurando um trecho do antigo Passeio Público, hoje Avenida da Liberdade, vendo-se vários transeuntes, entre eles, o rei D. Fernando II, com oficial às ordens, Almeida Garrett, marquês de Ávila e Bolama, etc - sem firma - adquirida pelo Estado 10.000$00" (Arquivo do PNP - Movimentação de Objetos).
Origem / Historial:
Esta pintura foi exposta pelo artista na "Exposição de Belas Artes" da Academia de Belas Artes de Lisboa, em 1856. Adquirida ou oferecida a D. Fernando II, passou a integrar a sua coleção de pintura no Palácio das Necessidades. Seria vendida no leilão organziado anos após a sua morte, figurando no respetivo catálogo com o n.º 30: "El-Rei D. Fernando no Passeio Publico. Pintado sobre tella, assignado Leonel 1851, escola portugueza largura 1,27 altura 0,94 - 72$000" (Catalogo dos quadros existentes no Real Palacio das Necessiades pertencentes á herança de Sua Magestade El-Rei o Senhor D. Fernando e que hão de ser vendidos em leilão, 1892, p. 6). Em 1940, foi adqurida pelo Estado Português tendo sido integrada no acervo do Palácio Nacional da Pena.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica