MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
PNQ 2086
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Centro de Mesa (Épergne)
Autor:
Young, James (prateiro Londres, 2ª metade do séc. XVIII)
Local de Execução:
Inglaterra
Centro de Fabrico:
Londres
Oficina / Fabricante:
James Young
Datação:
1783 d.C. - 1784 d.C.
Matéria:
Prata
Suporte:
Prata
Técnica:
Prata cinzelada; burilada; recortada
Dimensões (cm):
altura: 108; largura: 68,5; comprimento: 75,7;
Descrição:
Centro de mesa (épergne) em prata formada por três eixos ligados entre si. Base assente em quatro pés em forma de cariátide unidos entre si, terminando em garra de águia e bola. São ligados entre si por filete perlado e ao núcleo central (ananás) por ramagens. Na parte superior da base, grinalda de flores que envolvem quatro medalhões, um em cada lado representando a Fortuna, a Sabedoria, a Fé e a Ciência. O interior é constituído por volutas que servem de contraforte ao eixo central. O motivo decorativo do eixo central é um grande cesto em forma de canôa, cuja base ovalada é decorada com filetes perlados, ramagens, rosetas, grinaldas , a parte superior é vasada e apresenta um medalhão com as iniciais do proprietário: IJB. Asas decoradas com ramagens, caneluras e folhas de acanto. Sob este cesto, estão outros oito cestos amovíveis também em forma de canôa, assentes em serpentinas e decorados com caneluras, filetes perlados e ramagens. Eixo superior formado por folhas de acanto, de onde saem quatro enrolamentos onde estão pendurados quatro cestos com asas. Cada cesto é decorado por caneluras, ramagens, rosetas e filetes perlados. Topo rematado por cesto em forma de canôa decorado por filetes perlados, caneluras, ramagens, rosetas, sendo a tampa decorada ramagens e rematada por ananás relevado. Asas em forma de voluta terminam em folhas de acanto.
Incorporação:
Legado - Legado da Sra. D. Margarida Costa Lobo Bandeira (Porto Covo)
Origem / Historial:
Legado da Sra. D. Margarida Costa Lobo Bandeira (Porto Covo) Os pequenos cestos dos centros de mesa eram usados para conterem condimentos, frutas, nozes, e produtos raros vindos do Extremo Oriente, que assim não eram desperdiçados juntamente com os restos dos pratos, pois cada um servia- se directamente dos cestos, retirando a quantidade que pretendia. No final do séc. XVIII tornam-se populares os cestos em forma de barco, altos e em forma de fruto ou de flores.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica