MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 27 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

   
     
   
Necrópole Medieval
Museu de Évora



Apresentação

 

Estas sepulturas foram descobertas na década de 90 durante as escavações arqueológicas no interior do Museu. Construídas em tijolo, pedra e argamassa, com um formato trapezoidal revelaram um conjunto de enterramentos de homens na idade adulta. Os seus esqueletos apresentavam vestígios de ossos fraturados e algumas deformações ósseas nas pernas, conhecidas como "síndroma de cavaleiro". Junto dos corpos foram também encontradas esporas, fivelas e botões em ouro.

Quem seriam então estes homens?

Eram homens do século XIII, provavelmente cavaleiros que terão combatido na Reconquista da cidade de Évora aos Mouros. A sua estatura, mais elevada que o comum na Idade Média, é reveladora de uma alimentação mais cuidada. Os botões, decorados com uma cruz florenciada, estão associados a uma ordem militar, provavelmente a Milícia de Évora, fundada por D. Afonso Henriques.

Esta necrópole é então um espaço sepulcral militar, na época construído sobre o pavimento do fórum romano e muros da época islâmica, de que ainda podemos ver alguns vestígios. Aqui terá então existido um espaço religioso, cristão, anterior à construção do paço episcopal.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica