MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 22 de setembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

   
     
   
Confrontos, Dessacralização e Vanguarda
Museu da Guarda



Apresentação

 


O confronto dos artistas plásticos, Albuquerque Mendes e Júlio Cunha, convidados expressamente pelo Museu para esta acção, com alguns objectos da colecção, produziu peças de arte contemporânea, pintura, escultura, e instalações compondo assim, uma nova linguagem, uma nova leitura sobre os objectos de arte e uma renovada exposição. Através de um jogo de representações cuja estética se funde com a cultura e formas clássicas formulou-se um discurso interpretativo, uma fusão de culturas, mas também e sobretudo um diálogo entre tempos, espaços, formas, funções.

A produção artística contemporânea dialogou com as obras de Arte Sacra e evidenciou a função pluricultural que cada vez mais é atributo das instituições museológicas. A exposição permitiu reflectir sobre diversas questões nomeadamente a relação do homem com o tempo - observável nos objectos produzidos - as fronteiras entre as diversas tipologias artísticas e até mesmo, o papel actual dos museus.

Albuquerque Mendes e Júlio Cunha, estimulados e confrontados com registos artísticos e históricos de épocas e temáticas diversas, presentes na exposição permanente do Museu da Guarda, veicularam processos culturais onde a emergência do tempo presente foi celebrada em novas trajectórias artísticas. As obras de Albuquerque Mendes e Júlio Cunha deslocaram e reconfiguraram as obras de arte em contexto museológico, ao mesmo tempo que estabeleceram uma interdependência com elas e com a arquitectura do espaço expositivo. A exposição abriu-se ainda à reflexão sobre a importância do objecto artístico, à forma como o entendemos, ao seu sentido, à sua utilidade e à relação presente passado.



imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica