MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 18 de novembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

   
     
   
Confrontos, Dessacralização e Vanguarda
Museu da Guarda



Apresentação

 


O confronto dos artistas plásticos, Albuquerque Mendes e Júlio Cunha, convidados expressamente pelo Museu para esta acção, com alguns objectos da colecção, produziu peças de arte contemporânea, pintura, escultura, e instalações compondo assim, uma nova linguagem, uma nova leitura sobre os objectos de arte e uma renovada exposição. Através de um jogo de representações cuja estética se funde com a cultura e formas clássicas formulou-se um discurso interpretativo, uma fusão de culturas, mas também e sobretudo um diálogo entre tempos, espaços, formas, funções.

A produção artística contemporânea dialogou com as obras de Arte Sacra e evidenciou a função pluricultural que cada vez mais é atributo das instituições museológicas. A exposição permitiu reflectir sobre diversas questões nomeadamente a relação do homem com o tempo - observável nos objectos produzidos - as fronteiras entre as diversas tipologias artísticas e até mesmo, o papel actual dos museus.

Albuquerque Mendes e Júlio Cunha, estimulados e confrontados com registos artísticos e históricos de épocas e temáticas diversas, presentes na exposição permanente do Museu da Guarda, veicularam processos culturais onde a emergência do tempo presente foi celebrada em novas trajectórias artísticas. As obras de Albuquerque Mendes e Júlio Cunha deslocaram e reconfiguraram as obras de arte em contexto museológico, ao mesmo tempo que estabeleceram uma interdependência com elas e com a arquitectura do espaço expositivo. A exposição abriu-se ainda à reflexão sobre a importância do objecto artístico, à forma como o entendemos, ao seu sentido, à sua utilidade e à relação presente passado.



imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica