MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de fevereiro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

   
     
   
A Arte do Bordado
Museu Nacional do Traje e da Moda



Apresentação

 

O Bordado nas colecções de Traje Civil e Acessórios do Museu Nacional do Traje

As colecções de traje e acessórios do Museu Nacional do Traje possuem muitos e interessantes exemplares de tecidos bordados, os quais se revelam como expressão de luxo, distinção, requinte, estética e arte.

Integrando algumas peças datadas do século XVII, as colecções são, porém, essencialmente formadas por peças que, a partir do século XVIII, atingem um nível de execução e de originalidade decorativa impressionantes.

O bordado manteve-se sempre, embora com variantes nos tons e nos materiais, nas temáticas decorativas e com técnicas de maior ou menor dificuldade, como um dos trabalhos preferidos para decorar o vestuário. Enriquece e salienta determinados elementos e zonas do corpo, enfatizando elementos em cada peça: acentua mangas, decotes, golas, punhos ou barras inferiores de saias. É ainda usado para marcar as peças com monogramas ou para escrever mensagens, como é o caso dos populares lenços de namorados.

Alguns pontos de bordado representados são também comuns a diversos tipos de bordados regionais, como os bordados de Tibaldinho, Viana do Castelo, Caldas da Rainha, Castelo Branco ou Nisa. No entanto, a selecção aqui apresentada cinge-se a peças de traje civil e acessórios.

Na identificação e classificação dos bordados consideram-se os materiais, as técnicas e os temas decorativos. As peças seleccionadas são exemplos da variedade de objectos, diversidade de materiais, fios, técnicas e pontos desde o século XVIII até à actualidade.

Xénia Flores Ribeiro

Este texto não foi escrito ao abrigo do acordo ortográfico.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica