MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 22 de setembro de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

   
     
   
Manifesto de uma Paixão – António Correia, Fotógrafo
Museu da Guarda



Apresentação

 


O Museu da Guarda protagoniza na exposição a merecida homenagem ao fotógrafo António Correia que, através do seu olhar crítico, analítico, expositivo, sentimental, estético, melhor registou a Guarda na sua plenitude. Homenagem mas também reconhecimento pela mensagem transmitida, pelo registo temporal, pelo documento oportuno, pela história em imagens. Privilegiando a impressão do quotidiano e da vida, os registos fotográficos de António Correia são de tal forma ricos de conteúdo que o seu poder temporal é ilimitado. A estética comum e ao gosto da época e do regime contrapunha com a sua criatividade, sensibilidade e prazer pessoal. Às imagens do real imprimia-lhe a sua inegável criação artística. É nesta perspectiva que a exposição tem um carácter inovador e um estatuto privilegiado ao revelar a componente criativa deste fotógrafo, já que a sua obra é fundamentalmente conhecida pelos registos que produziu sobre a cidade. Mas há muito mais para conhecer e divulgar pois António Correia não incorporou só a singularidade da cidade mas muitos outros aspectos.

Em face do espólio observado e dos exemplares, amplamente, conhecidos, restou-nos a opção estética e a referencial. Procurámos o registo artístico identitário, estético e documental. Assim se justifica a preferência pela estrutura temática da exposição; a neve, a cidade, os fragmentos da urbanidade e a relação povo – natureza – cultura.



imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica