MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE CONJUNTO
Museu:
Museu da Música
N.º Conjunto:
4
Tipo:
Conjunto
Denominação:
Oficina Galrão
Descrição:
OFICINA DE JOAQUIM JOSÉ GALRÃO Joaquim José Galrão foi um fabricante muito hábil de instrumentos de cordas que teve a sua oficina em Lisboa, durante o séc. XVIII, e o melhor construtor português de violinos e violoncelos da época. Destaca-se de todos os outros pelo requinte dos instrumentos que produziu, mas sobre a sua vida pouco sabemos. No Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes de Ernesto Vieira (edição de 1900), podemos ler: (…) Apezar de serem estimadíssimos e cotados por elevado preço os raros instrumentos de Galrão que teem apparecido, viveu elle bem obscuramente, pois que ainda não pude obter a seu respeito a mais insignificante noticia biographica. Apenas poderei, por agora, reproduzir o que se sabe pelos disticos dos instrumentos, nos quaes se lê a data em que os construiu (...) No museu de el-rei o senhor D. Carlos, creado por seu fallecido pae, guardam-se com grande estimação dois violinos, uma viola e um violoncello d'este fabricante, que tem a seguinte etiqueta: Joachim Joseph Galram, fecit Olesiponae 1769. (…) A arte dos instrumentos que Joaquim José Galrão produziu revela que não era um autodidata, mas não se conhece nenhuma pista sobre a sua aprendizagem. No entanto, tanto o estilo de construção como a presença, na época, de músicos italianos na Capela Real, sugerem esta influência estrangeira como uma boa hipótese. Existem cinco instrumentos deste construtor na colecção do Museu Nacional da Música (dois violinos, dois violoncelos e uma viola). Há também um violoncelo que se encontra no Conservatório Nacional, um violino no Conservatório do Porto, e são conhecidos mais três exemplares em coleções particulares. O violino MM 74 da colecção do Museu Nacional da Música é o instrumento mais recente deste grupo de sobreviventes (data de 1794), mas na etiqueta de um outro instrumento desta coleção (o violoncelo de 1797 do construtor Félix Dinis (?-1858), também em exposição, pode ler-se: Felis Antonio Dinis a fes em casa/da Viuva de Galram Anno de 1797. Deduz-se assim que Galrão terá falecido entre 1794 (data de execução do seu instrumento mais recente) e 1797 (data do violoncelo da autoria de Felis Antonio Dinis). O violoncelo do Conservatório Nacional é muito semelhante ao violoncelo Dinis da coleção do Museu Nacional da Música, o que reforça a possibilidade de Dinis ter sido, de facto, aluno de Galrão. Nesta exposição temporária estão presentes os dois violinos e a viola do rei D. Luís I (1838-1889) referidos por Ernesto Vieira, e ainda um violoncelo de outra proveniência. Quanto ao violoncelo de 1769, igualmente mencionado, pode ser visto na exposição permanente. 24. Viola de arco/ Violeta Joaquim José Galrão Etiqueta: Joachinus Josephus Galram/fecit Olisipone A. 17[] Lisboa, 1780 Espruce, acer, ébano Prov.: Paços Reais Museu Nacional da Música, Lisboa, Inv. MM 31 25. Violino Felix António Dinis Etiqueta: Felis Antonio Dinis a fes / Lisboa Anno 18 [] Lisboa, 1ª metade do século XIX Espruce, acer, ébano Prov.: Col. Keil Museu Nacional da Música, Lisboa, Inv. MM 81 26. Violino Joaquim José Galrão Etiqueta: Joachinus Josephus Glaram/Fecit Olisipone A. 1794 Lisboa, 1794 Espruce, acer, ébano Prov.: Paços Reais Museu Nacional da Música, Lisboa, Inv. MM 75 27. Violino Joaquim José Galrão Etiqueta: Joachinus Josephus Galram/Fecit Olisipone A. 17[] Lisboa, 1780 Espruce, acer, ébano Prov.: Paços Reais Museu Nacional da Música, Lisboa, Inv. MM 74
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica